quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Homo Videns

Já sabendo a resposta, ainda assim pergunto: Há leitores na internet?
É uma questão crucial. Um filósofo e politólogo italiano, Giovanni Sartori, produziu um interressante opúsculo, em 1991, sobre a função nefasta da televisão sobre o homem, tirando-o a capacidade de abstração. Em certo sentido, é possível trensferir essa deturpação para a internet, que, devo admitir, não é de toda má.
Para Sartori, cuja obra chama-se "Homo Videns: Televisão e Pós-Pensamento", a televião estaria simplesmente mundando a natureza do ser humano, que deixa de ser homo sapiens (homem que sabe) para torna-se homo videns (homem que vê) inaugurando a era do pós-pensamento. Incapaz de elaborar um pensamento abstrato, o homem se torna um idiota guiado por símbolos e imagens.
Analisando o comportamento de internautas viciados pela rede adentro, é possível perceber essa tendência de condicionar o indivíduo à indústria da incultura e da imbecilidade. Viciados em Orkut e em outras comunidades, em sites de bate-papo sem finalidade útil, em jogos eletrônicos via computador, entre outros, têm se mostrado condicionados a um comportamento limitado e incapaz de ascender ao mundo inteligível, sendo, por isso, seu único guia a pobre simbologia que influncia seus olhos. É lastimável que mães e pais permitam que seus filhos despendam horas diante do computador escravizados por jogos eletrônicos e conversas inúteis, que as casas de intenet (lan house) estejam atulhadas de bufarinhieros de ninharia unicamente para adicionar e conhecer "aquela pessoa interessamteno no Orkut". Saliento como necessário afirmar que não condeno o uso do Orkut, mas apenas a dependência patológica dessa comunidade a que muitos estão sujeitos.
Como havia dito, a internet não é toda má, mas a sua ilimitação quanto aos usos conduz o homem ao meso fim dos que se submetem à ditadura imbecilizante da televisão. A multiplicidade e a complexidade de sons e imagens que a internet oferece têm minado a capacidade de pensar de alguns. Parece que, como a televisão, ela criou e continua a criar "um homem que não lê, que revela um alarmante entorpecimento mental, um molóide alimentado pelo vídeo (ou monitor), um potencial apedeuta viciado na vida dos jogos eletrônicos!"

7 comentários:

Nayara disse...

Só uma pergunta: e qnd a criautura jah virou o milóide supracitado? Nem as proibições da fampilia vale alguma coisa, neh? Não sei se recomendações e explicações acerca dos males q a internet e a TV podem causar são sufucientes para induzir algm a outras atividades... Na minha opinião, tem gente q jah nasceu d miolo mole!

Nayara disse...

Só pra corrigir ua coisa: eu quis molóide, ñ milóide...
E mais uma coisa: Eu ñ fui grossa não, neh?
Espero q não...
Se fui, desculpinha, hein?

cibely disse...

Bom, realmente tem gente sem muito conteúdo neste mundo, mesmo sem a ajuda da internet e dos meios televisivos. Mas que opinião devemos ter a este respeito, afinal, o mundo está em constante transformações e ninguém pode ficar a mercê desta tecnologia. O QUE da questão é: internet é um bem ou um mal? O homem não vai deixar de ser "sapiens" só porque ficou algumas horas diante do pc ou da tv, que ao meu ver, são meios de comunicação de última geração e para mim, qqr meio que queira comunicar é bem vindo. O homo "videns" tb é uma coisa boa que indica progressão, pq a visão expande os horizontes (não estou me referindo apenas a visão oclusiva).Eu mesma fico horas diante da televisão e do pc, vcs me acham menos inteligente por conta disto? Sei tb que o tempo que fico é só o necessário para o meu aprendizado, mas confesso que fico no bate-papo e nas comunidades que não tem nada de cultural a oferecer. Para mim internet é distração e complemento de conteúdo, mas tem gente fazendo mal uso deste fim.

Seta disse...

Faço minhas as palavras deliciosas da Cibely!
O problema não tá nos meios de comunicação, e sim em como você os utiliza. A internet mudou pra sempre a vida das pessoas e a forma delas se comunicarem, isso é inegável... não é por causa do mau uso de alguns que vamos desmerecê-la...

Enfim, compartilho da idéia da Cibely... internet já faz parte da minha vida e não me acho menos inteligente que ninguém, aliás, estudos comprovaram que o uso moderado de tv, videogames e internet estimular o raciocício lógico :)

Gaio Catulo disse...

E LER MUITO MAIS!!! SE LHES CONVIR, PESQUISEM SOBRE O RENDIMENTO INTELECTUAL DE UM ESTUDANTE DEDICADO DO SÉC. XIX, POR EXEMPLO, QUE, SEM INTERNET E AFINS, ERA UM DEVOTO DA LEITURA, E COMPAREM-NO COM A GERAÇÃO "BICHO-PREGUIÇA-VOU-PARA-A-BALADA" DE HOJE.

MAS O ESCOPO DO ARTIGO NÃO É O TEMPO DISPENDIDO EM FRENTE AO PC E TELEVISÃO NEM TAMPOUCO O QUANTO A INTERNET É IMPORTANTE PARA FULANO OU SICRANO, SE JÁ É MEMBRO DA FAMÍLIA OU COISA PARECIDA, E SIM O TIPO DE CONTEÚDO PROCURADO QUE, NOS CASOS MENCIONADOS, NADA ACRESCENTAM, PELO CONTRÁRIO, EMBOTAM O CÉREBRO E TORNAM ESSES "VICIADOS" EM APARVALHADOS INCAPAZES DE FORMULAR QUALQUER PENSAMENTO ABSTRATO SIGNIFICATIVO. E COMO ESTAMOS FALANDO EM PESQUISAS, ALGUMAS JÁ COMPROVAM QUE ESSE "MEIOS DE COMUNICAÇÃO" TÊM UMA POTENCIAL CAPACIDADE DE IMBECILIZAR, QUANDO SUBSTITUEM ATIVIDADES INTELECTUAIS PRODUTIVAS. PROCUREM A PROFESSORA ANA MARIA, DE DESENVOLVIMENTO E APRENSDIZAGEM, POIS ELA DISPÕE DE ALGUNS ARTIGOS A RESPEITO.

Gaio Catulo disse...

ADENDA: GIOVANNI SARTORI, EM SEU LIVRO, NÃO FAZ UMA PREVISÃO A RESPEITO DA MUDANÇA DE SAPIENS PARA VIDENS. FAZ, NA VERDADE, UMA AFIRMAÇÃO COM BASE EM LEVANTAMENTO DE DADOS COLHIDOS AO VIVO, IN LOCO, AFINAL, SEU LIVRO É UMA OBRA DE VALOR ONTOLÓGICO. ALGUNS SEGMENTOS DA ESPÉCIE HUMANA JÁ INVOLUÍRAM PARA ESSA CONDIÇÃO, É UMA CONSTATAÇÃO TRISTE, MAS É VERDADE.
MAS ENTENDA-SE, NINGUÉM, SARTORI OU QUALQUER OUTRO QUER DESTRUIR A TV OU INTERNET ATRAVÉS DE UMA PROPAGANDA APOCALÍTICA, FAZENDO DELAS A IMAGEM DO DEMÔNIO. É APENAS UM ALERTA, PARA QUE A HUMANIDADE NÃO SE CONDENE A UMA IDIOTIA INTERIOR.
SARTORI OFERECE UMA PROPOSTA, SOBRETUDO, UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA AOS PAIS.

cibely disse...

Claro que no sec. XIX não existia tantas maravilhas tecnológicas quanto nos dias de hj usando apenas como recurso, os livros. Os médicos ainda estavam usando a penicilina como antibiótico e a morfina como analgésico.Quanto tempo andamos, falando em tecnologia, desde 1900 e alguma coisa? Muitas das coisas que nós sabemos provém da internet porque nem sempre se pode comprar livros pq o nosso país é um dos que cobram mais caros por eles. Não sei se pq obedece a velha lei oferta-procura, mas além de altos índices de analfabetismo, cobram bem caro por afalbetizar, pura contradição.